Programa para o Exame de Amadores

Motonauta

Motonauta - é a pessoa com idade mínima de 18 anos, habilitada para conduzir uma moto aquática.

O candidato a motonauta para se habilitar em uma Capitania, Delegacia ou Agência da Marinha, deverá apresentar requerimento, atestado médico ou cópia da Carteira de Motorista (CNH) autenticada e dentro da validade, cópia de um comprovante de residência e, obrigatoriamente, um Atestado de Treinamento para Motonautas emitido a menos de 1 ano.

O Atestado pode ser emitido por qualquer entidade náutica ou pessoa física cadastrada para ministrar os cursos para amadores na Capitania, Delegacia ou Agência na área de jurisdição.

O Atestado deverá confirmar que foram ministrados e acompanhados com aproveitamento, pelo candidato os seguintes assuntos:

  • Luzes de navegação, luzes especiais e regras de governo
  • Sistema de Balizamento Marítimo da IALA região “B”, sinais de perigo e sinais diversos
  • Primeiros Socorros
  • Conhecimento básico da Lei no 9.537, de 11 de dezembro de 1997, que dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário - LESTA e das infrações preconizadas na RLESTA - Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Decreto no 2596/98)
  • Noções de sobrevivência no mar.

Atenção:
  1. A preparação do candidato a Motonauta é da responsabilidade de quem atestou os seus conhecimentos.
  2. Qualquer categoria de amador poderá conduzir moto-aquática, observando a regulação acima.

Arrais-Amador

Arrais-Amador - é a pessoa com idade mínima de 18 anos, habilitada para conduzir embarcações de esporte e/ou recreio (lazer) nos limites da navegação interior, exceto a moto aquática.

O candidato a Arrais-Amador para se habilitar em uma Capitania, Delegacia ou Agência da Marinha, deverá apresentar requerimento, atestado médico ou cópia da Carteira de Motorista (CNH) autenticada e dentro da validade, cópia de um comprovante de residência e, obrigatoriamente, um Atestado de Treinamento para Arrais-Amador emitido a menos de 1 ano.

O Atestado pode ser emitido por qualquer entidade náutica ou pessoa física cadastrada para ministrar os cursos para amadores na Capitania, Delegacia ou Agência na área de jurisdição.

O Atestado deverá confirmar que foram ministrados e acompanhados com aproveitamento, pelo candidato os seguintes assuntos:

  • Luzes de navegação, luzes especiais e regras de governo
  • Sistema de Balizamento Marítimo da IALA região “B”, sinais de perigo e sinais diversos
  • Manobra de embarcação: atracar, desatracar, pegar a bóia, manobra em espaço limitado com emprego de um e dois hélices, identificação, classificação e nomenclatura de embarcações miúdas e leme e seus efeitos
  • Conhecimentos Gerais de: Combate a Incêndio, incluindo a identificação e manuseio correto de extintores, Primeiros Socorros, Noções de Sobrevivência e Segurança no mar, rios, lagos e lagoas
  • Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA - Decreto no 2596/98) e NORMAM-03/DPC
  • Noções de comunicações na navegação interior: equipamentos, procedimentos, freqüência de socorro, chamada e trânsito.
  • Noções de sobrevivência no mar.

Atenção:
A preparação do candidato a Arrais-Amador é da responsabilidade de quem atestou os seus conhecimentos.

Mestre-Amador

Mestre-Amador - é a pessoa com idade mínima de 18 anos, habilitada para conduzir embarcações de esporte e/ou recreio (lazer), nos limites da navegação costeira, exceto a moto aquática.

Diferentemente das outras categorias amadoras para se candidatar a habilitação de Mestre-Amador, o requisito é já ser habilitado como Arrais-Amador. Cumprido o requisito, o candidato poderá se inscrever em uma Capitania, Delegacia ou Agência da Marinha do Brasil, devendo apresentar requerimento, atestado médico ou cópia da Carteira de Motorista (CNH) autenticada e dentro da validade, cópia de um comprovante de residência e a Carteira de Habilitação de Arrais-Amador, original.

A prova teórica escrita para Mestre-Amador versará sobre os seguintes assuntos:

  • Simbologia e abreviaturas usadas nas cartas náuticas brasileiras (Ref. Carta 12.000 (INT-1) da DHN)
  • Navegação estimada e costeira: plotagem de um ponto por coordenadas geográficas e por linhas de posição; conversão de rumos e marcações; determinação da posição de partida e chegada por marcações simultâneas e sucessivas; distância entre dois pontos; determinação do desvio da agulha por alinhamento, curva de desvio da agulha, declinação magnética, influência da corrente e do vento, utilização de auxílios visuais à navegação (faróis, faroletes, bóias e balizas)
  • Instrumentos náuticos: agulhas (magnética e giroscópica); odômetro (de fundo e de superfície); ecobatímetro; prumo de mão; alidades
  • Operação dos sistemas de navegação por satélite (GPS e DGPS)
  • Noções de estabilidade de uma embarcação
  • Uso de Tábuas das Marés
  • Sistema de Balizamento Marítimo da IALA região “B”, sinais sonoros e luminosos
  • Noções de Navegação Radar
  • Meteorologia: Interpretação de Cartas Sinóticas, Boletins Meteorológicos, imagens satélite e avisos de mau tempo, características das frentes, nevoeiros, nuvens e ciclones extra-tropicais. Principais instrumentos meteorológicos
  • Noções dos ventos predominantes na costa do Brasil
  • Problemas de navegação costeira e estimada com utilização da carta e publicações náuticas
  • Comunicações na navegação costeira: equipamentos, procedimentos, freqüências de socorro, chamada e trânsito
  • Noções do funcionamento do EPIRB
  • Noções de sobrevivência no mar
  • Regras de Governo, uso do RIPEAM

Anote aí!
Não existe "tempo mínimo" como Arrais-Amador para candidatar-se a categoria de Mestre-Amador.

Capitão-Amador

Capitão-Amador - é a pessoa com idade mínima de 18 anos, habilitada para conduzir embarcações de esporte e/ou recreio (lazer), sem limitações geográficas ou outros limites estabelecidos, exceto a moto aquática.

Diferentemente das outras categorias amadoras para se candidatar a habilitação de Capitão-Amador, o requisito é já ser habilitado como Mestre-Amador. Cumprido o requisito, o candidato poderá se inscrever em uma Capitania, Delegacia ou Agência da Marinha do Brasil, devendo apresentar requerimento, atestado médico ou cópia da Carteira de Motorista (CNH) autenticada e dentro da validade, cópia de um comprovante de residência e a Carteira de Habilitação de Mestre-Amador, original.

A prova teórica escrita para Capitão-Amador versará sobre Navegação Astronômica, Navegação Eletrônica, Estabilidade, Meteorologia e Oceanografia, Comunicações e Sobrevivência no Mar:

O assunto Navegação Astronômica abordará os seguintes tópicos:
  • Noções básicas de astronomia aplicada à navegação: Medida de tempo - Hora média local (HML), Hora média de Greenwich (HMG), Hora legal, Fusos horários
  • Uso do Almanaque Náutico Brasileiro
  • Cálculo da hora legal da passagem meridiana superior do sol pelo processo aproximado
  • Posição pela passagem meridiana do sol
O assunto Navegação Eletrônica abordará os seguintes tópicos:
  • Uso dos sistemas de navegação por satélite (GPS e DGPS)
  • Navegação radar: Poder discriminador em marcação, poder discriminador em distância, técnicas de navegação Radar, aterragens – Navegação Costeira - Navegação de em águas restritas, auxílio à Navegação Radar (RACON/RTE) o radar como importante recurso para evitar colisão no mar e Navegação Paralela Indexada pelo Radar.
  • Navegação por Satélite: Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS e DGNSS)
  • Acompanhamento Automático de Embarcações: Auxílio de Plotagem Automática Radar (ARPA) e Sistema Automático de Identificação (AIS)
  • Navegação batimétrica: O uso do ecobatímetro na navegação
  • Navegação Integrada: Sistemas Eletrônicos de Cartas Náuticas (ECS) e Serviços de Tráfego de Embarcações (VTS)
O assunto Estabilidade abordará os seguintes tópicos:
  • Noções básicas sobre flutuabilidade, estabilidade e reserva de flutuabilidade: Pontos notáveis de estabilidade (centro de gravidade, centro de carena e metacentro), Altura metacêntrica e Condições de equilíbrio de uma embarcação
  • Alterações da flutuabilidade e da estabilidade: Causas da banda permanente e formas de correção, Efeito de superfície livre (causas, precauções e correções), Variação das condições de estabilidade durante uma viagem (mau tempo, embarque de água do mar, consumo, água aberta e avarias) e Variação da estabilidade de uma embarcação, em função da alteração do projeto inicial de construção
O assunto Meteorologia e Oceanografia abordará os seguintes tópicos:
  • Elementos meteorológicos: Pressão atmosférica, Umidade relativa do ar, Nebulosidade e nevoeiro, Circulação do ar, Frentes frias, quentes, oclusas e estacionárias
  • Interpretação de boletins, cartas sinóticas e imagens de satélites meteorológicos: Análise do estado do tempo relacionado aos centros de alta e baixa pressão atmosférica e frentes constantes dos boletins meteorológicos, Interpretação dos avisos de mau tempo, Interpretação da configuração isobárica das cartas sinóticas, Interpretação dos elementos meteorológicos apresentados na carta sinótica de pressão à superfície (direção e intensidade do vento, cobertura do céu, tempo presente, linhas de instabilidade e evolução das frentes) e Identificação dos elementos meteorológicos apresentados nas imagens de satélites meteorológicos
  • Interação Oceano-Atmosfera: Ondas e marulhos, Características das correntes costeiras e oceânicas, Principais correntes oceânicas e Estado do mar (Escala Beaufort)
  • Cartas Piloto e Marés: Identificação da representação gráfica dos elementos meteorológicos e oceanográficos apresentados nas cartas piloto, Identificação dos parâmetros das marés de sizígia e quadratura e Interpretação das cartas de correntes de marés
O assunto Comunicações abordará os seguintes tópicos:
  • Comunicações na Navegação Oceânica: Equipamentos, procedimentos, frequências de socorro, chamada e trânsito, Estações de terra e Uso e funcionamento do EPIRB e do SART
O assunto Sobrevivência no Mar abordará os seguintes tópicos:
  • Técnicas e Procedimentos de Sobrevivência em mar aberto
  • Navegação em balsas salva-vidas

Anote aí!
A prova para Capitão-Amador, normalmente, acontece duas vezes por ano, conforme seguinte programação: Inscrição no período de 01 a 31JAN e Prova no mês de abril e, inscrição no período de 01 a 31JUL e Prova no mês de outubro.



Última atualização: Portaria n° 91/DPC de 04 de fevereiro de 2017


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