Curiosidades

Moto Aquática (Jet-Ski ou Similiar)

Mercado

Entre as marcas mais vendidas está a Yamaha, devido seu custo-benefício e desempenho. A Kawasaki também está na lista das mais bem avaliadas pelos consumidores, mas é a Canadense Seadoo que impressiona pela beleza, boa performance e muita tecnologia.

O nome "jet ski" é uma marca registrada pela japonesa Kawasaki, primeira fabricante das motos aquáticas. O nome surgiu quando executivos da marca decidiram criar um “brinquedo” com motor para ser usado na água, assim surgiu o jet ski. Anos depois, outras marcas começaram a fabricar as motos de água, mas passaram a usar outro nome, ao invés de jet ski. A Yamaha usa como nome para os seus veículos aquáticos o "WaveRunner" (corredor de onda). Já a Seadoo dá o nome de watercraft (embarcação). A Marinha, a partir do ano de 2012, passou a adotar o nome de "Moto Aquática".

Sobre o Exame de Amador 1

Inscrição

O candidato que faltar à prova poderá ser submetido a novo exame, desde que seja efetuada nova inscrição.

A GRU paga pelo candidato, referente ao exame não realizado, poderá ser reutilizada para a realização de um novo e único exame, a partir de uma nova inscrição, em um prazo máximo de 60 dias úteis, a contar do dia do exame em que ele não compareceu.

Sobre o Exame de Amador 2

Atestado de Treinamento para Arrais-Amador e/ou Motonautas

A inscrição para o exame de Arrais-Amador e de Motonauta estará condicionada a apresentação do Atestado de Treinamento de Arrais-Amador ou Atestado de Treinamento para Motonautas com firma reconhecida, ou ambos, conforme cada caso.

O atestado de treinamento possui abrangência nacional e validade de 01 ano a partir da data de sua emissão.

Sobre a Renovação da Habilitação de Amador

O interessado na renovação da Carteira de Habilitação de Amador deverá apresentar na Capitania, Delegacia ou Agência, os seguintes documentos:

Requerimento, cópia autenticada ou cópia simples da Carteira de Habilitação de Amador original, Atestado médico, emitido há menos de um ano, que comprove o bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam. (O atestado é dispensável, caso seja apresentada a Carteira Nacional de Habilitação - CNH dentro da validade), cópia de um comprovante de residência e Guia de Recolhimento da União (GRU) com o devido comprovante de pagamento (cópia simples), referente à renovação da Carteira.

Nota: Após dois anos do vencimento da carteira de habilitação de amador, o interessado não poderá renová-la, devendo submeter-se a novo processo de treinamento e novo exame escrito.