A renovação da CHA pode ser solicitada a qualquer Capitania (CP), Delegacia (DL) ou Agência (AG) da Marinha do Brasil.
Passos iniciais para Renovação ou solicitação da CHA Digital:
-
Passo 1: Localize a Capitania mais próxima de sua cidade -
Clique aqui.
-
Passo 2: Emita a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o serviço desejado -
Clique aqui.
Preencha o Formulário - Organização Militar: "Selecione o Local para realização do Serviço" / Categoria: "Amador" / Tipo de Serviço: "Serviços Administrativos" / Serviço: "Carteira de Habilitação (CHA) / Inscrição para Exame de Habilitação de Amador, Renovação, Emissão de 2ª via, Correspondência ou Equivalência (Todas as categorias)" / Dados Pessoais: "Preencha todos os demais campos".
-
Passo 3: Pague a GRU.
Nota: A GRU só pode ser paga após UM DIA ÚTIL a partir da data de emissão e leva até DOIS DIAS ÚTEIS para ser compensada após o seu pagamento. Se emitir com a opção "pagar com PIX", a compensação da GRU ocorre na mesma hora.
-
Passo 4: Faça o agendamento eletrônico para seu atendimento na Capitania que você selecionou para realização do serviço, conforme a GRU -
Clique aqui.
Nota: Para possibilitar o agendamento eletrônico, será necessário realizar seu cadastro no aplicativo "GovBR".
- Passo 5: Na data de seu agendamento compareça na Capitania levando a documentação, conforme o relação abaixo:
Documentação Necessária
Finalizado o agendamento eletrônico, junte ao processo a seguinte documentação:
1. Requerimento, solicitando a renovação da CHA - (
Modelo de Requerimento);
2. Cópia autenticada da Carteira de Habilitação de Amador (CHA);
3. Comprovante de residência (conta de luz, água, gás ou telefone), preferencialmene com CEP, a vencer ou com data de vencimento há, até, 120 dias. Se o interessado for menor de 21 anos, poderá ser apresentada comprovação de residência do pai ou responsável legal;
Nota: Na falta do comprovante de residência, o interessado poderá apresentar uma Declaração de Residência. (
Modelo de Declaração de Residência);
4. Atestado Médico, emitido há menos de um (1) ano, que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam. (
Modelo de Atestado).
Nota: O atestado é dispensável, caso seja apresentada a Carteira Nacional de Habilitação - CNH dentro da validade.
5. Comprovante de pagamento da GRU referente à renovação da CHA.
A autenticação, da Carteira de Habilitação de Amador (CHA) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), poderá ser feita na própria Capitania, Delegacia ou Agência, mediante comparação das cópias com o original.
Por ocasião da Renovação da CHA, poderão requerer emissão de CHA na categoria de Motonauta:
- Os Arrais, Mestre e Capitão-Amador, que se habilitaram em período anterior à 2 de julho de 2012, poderá solicitar agregação da categoria de Motonauta à sua habilitação. Nesse caso, estará isento da apresentação de atestado de treinamento náutico, caso declare que conduz, ou já conduziu, moto aquática no período de vigência da sua CHA (ARA/MSA/CPA).
Requerimento - Marque a opção 3
- Os Arrais, Mestre e Capitão-Amador, que se habilitaram após 2 de julho de 2012, e que, além disso tenham se submetido ao processo de emissão de CHA-MTA-E por três vezes em um intervalo de doze meses, poderão requerer agregação da categoria de Motonauta à sua habilitação. Nesse caso, também estárá isento da apresentação de atestado de treinamento náutico.
- Os locatários que não são Amadores habilitados em qualquer categoria, mas que tenham se submetido ao processo de emissão de CHA-MTA-E por três vezes em um intervalo de doze meses, ao se inscreverem para o exame de admissão à categoria de Amador Motonauta, estarão isentos da apresentação de atestado de treinamento náutico para MTA.
- Nota: ressalta-se que as prerrogativas acima é oferecida apenas àqueles que não possuem qualquer histórico infracional de Auto de Infração.
Importante:
CHA Digital: Se você deseja obter a CHA digital antes do vencimento de sua CHA, siga os mesmos passos acima, ou seja, solicite a renovação da CHA.
Fonte: NORMAM-211 e NORMAM-212/DPC.
Atenção!
Depois de vencida, a CHA pode ser renovada em até 5 anos. Após transcorridos 5 anos do vencimento da CHA, o interessado que desejar renová-la, deverá submeter-se a novo processo de inscrição na categoria pretendida, cumprindo as orientações para realização de um novo exame escrito.
Fonte: NORMAM-211 e NORMAM-212/DPC
Nota:
Está autorizada a navegação com protocolo para renovação de CHA, emitida pela CP/DL/AG, por até 30 dias, contados a partir da expedição do protocolo.
Fonte: NORMAM-211 e NORMAM-212/DPC.
Atenção:
"As orientações apresentadas neste portal tem caráter colaborativo e não devem ser consideradas como fonte oficial da Marinha do Brasil. Para obter informações mais detalhadas e utilizar como fonte de referência, consulte as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM-211 ou NORMAM-212/DPC), conforme o caso, publicadas pela Diretoria de Portos e Costas - Marinha do Brasil".
Atendimento via WhatsApp
Para falar conosco via WhatsApp, clique no múmero abaixo e envie a sua mensagem. Você será atendido rapidamente (domingo a sexta, das 8h às 23h).
(84) 99130-7398