Entre as marcas mais vendidas está a Yamaha, devido seu custo-benefício e desempenho. A Kawasaki também está na lista das mais bem avaliadas pelos consumidores, mas é a Canadense Seadoo que impressiona pela beleza, boa performance e muita tecnologia.
O nome jet ski é uma marca registrada pela japonesa Kawasaki. O nome surgiu quando executivos da marca decidiram criar um “brinquedo” com motor para ser usado na água. Anos depois, outras marcas começaram a fabricar as motos de água, mas passaram a usar outro nome, ao invés de jet ski. A Yamaha usa como nome para os seus veículos aquáticos o WaveRunner (corredor de onda). Já a Seadoo dá o nome de Watercraft (embarcação).
Em fevereiro de 2012, a Kawasaki reclamou publicamente na mídia sobre o uso indevido e genérico no Brasil do termo jet ski para se referir a todas a outras motos aquáticas de marcas diversas. A empresa alegou que o uso indevido de sua marca como sendo um produto genérico estaria prejudicando sua imagem em vista dos recentes acidentes ocorridos em praias brasileiras. A partir de então, a Marinha do Brasil passou a adotar na NORMAM-03/DPC e na prática, a se referir, a essa embarcação como moto aquática, evitando assim eventual dano à imagem da empresa proprietária da marca.
No Brasil, o condutor deve trajar colete salva-vidas, ter no mínimo 18 anos de idade e possuir habilitação (Carteira de Habilitação de Amador – CHA) na categoria de motonauta (MTA). A embarcação, por sua vez, tem de estar inscrita numa Capitania, Delegacia ou Agência dos portos ou fluvial para poder trafegar. É proibido pilotar uma moto aquática a menos de 200 metros da linha base (praias, rios, lagos ou lagoas).
Fontes principais: NORMAM-211/DPC e Wikipédia.
A GRU paga pelo candidato reprovado ou que faltou à prova não poderá ser reutilizada para um novo exame. Dessa forma, o candidato que desejar realizar novo exame, deverá pagar nova GRU e efetuar nova inscrição.
Os Atestados de Treinamento de Arrais Amador e de Motonauta, possuem abrangência nacional e validade de 02 anos a partir da data de sua emissão.
Fonte: NORMAM-211 e NORMAM-212/DPC.
Fique esperto!
Após transcorridos cinco anos do vencimento da Carteira de Habilitação de Amador (CHA), o interessado que desejar renová-la, deverá submeter-se a nova inscrição na categoria pretendida, cumprindo as orientações para as categorias de Capitão-Amador, Mestre-Amador, Arrais-Amador e Motonauta para realização de um novo exame escrito. No caso de Arrais-Amador e Motonauta, caso tenha ocorrido o treinamento, por ocasião da emissão da CHA original, não há necessidade de apresentação de novos Atestados de Treinamento.Por exemplo: Se você obteve sua habilitação de Arrais-Amador, antes de 02 de julho de 2012 e não renovou no prazo, terá que cumprir o treinamento e realizar novo exame escrito.
Fonte: NORMAM-211/DPC e NORMAM-212/DPC.
As principais exigências e recomendações quanto a sua utilização, são:
Inscrição - O Jet Wave Boat e a moto-aquática deverão ser inscritos separadamente, independentemente de estarem acoplados.
Habilitação - Para pilotar esse tipo de embarcação será exigido que o seu condutor seja habilitado com a habilitação mínima de "Arrais-Amador e Motonauta".
Área de Navegação - Interior, a partir de 200 metros da linha base.
Segurança e Salvatagem - Obrigatório ter a bordo o colete classe V em quantidade mínima a capacidade do Jet Wave Boat e, quando operando desacoplado, na moto aquática é obrigatório o uso desse mesmo colete para codutor e passageiros.
Fonte: NORMAM-211/DPC.