Muitas pessoas ficam nervosas só de pensar em tirar a Carteira de Habilitação de Amador (CHA). Mas o processo envolvido, apesar de parecer complexo, é bastante fácil e objetivo.
Este guia do Portal do Amador irá te mostrar como tirar a CHA além de te dar as principais informações sobre o assunto.
A Carteira de Habilitação de Amador (CHA) é o documento que habilita e expressa a qualificação do amador na condução de embarcações de esporte e/ou recreio, e por este motivo deve estar acompanhado de um documento oficial de identificação se o modelo for o da CHA sem foto, quando da fiscalização. No caso da CHA com foto, está dispensado o acompanhamento de um documento oficial de identificação. No caso de CHA digital, com o recurso QR Code, o condutor deverá portar seu dispositivo eletrônico que permita o acesso aos dados por ocasião da Inspeção Naval. Alternativamente, a CHA digital pode ser apresentada de forma impressa caso a impressão esteja legível, permitindo que o QR Code possa ser lido. No caso de dificuldade de acesso à internet, poderá ser obtida a impressão da CHA na CP/DL/AG. A CHA digital estará disponível na base de dados do aplicativo “Gov.Br”, assim que o cidadão for comunicado por mensagem (SMS) e/ou e-mail, após a conclusão do respectivo processo administrativo.
Vamos as dicas:
Primeiramente, é necessário que se tenha 18 (dezoito) anos completos, exceto para a categoria de Veleiro que tem como idade mínima exigida 8 (oito) anos. E, saber ler e escrever.
Tenha em mente a categoria pretendida. Categoria esta que pode ser:
- Veleiro - Habilita a condução de embarcações a vela, sem propulsão a motor, em área de navegação interior
- Motonauta - Habilita a condução somente de moto aquática (jet-ski), em área de navegação interior
- Arrais-Amador - Habilita a condução de qualquer tipo de embarcação de esporte e/ou recreio (lazer), em área de navegação interior
- Mestre-Amador - Habilita a condução de qualquer tipo de embarcação de lazer, entre portos nacionais e estrangeiros, nos limites da navegação costeira. Para habilitar-se nessa categoria, o candidato já deve estar habilitado na categoria de Arrais-Amador.
- Capitão-Amador - Habilita a condução de qualquer tipo de embarcação de lazer, sem limites de afastamento da costa. Para habilitar-se nessa categoria, o candidato já deve ser habilitado na categoria de Mestre-Amador.
Regras em vigor:
Para os habilitados antes de 2 de julho de 2012:
Para os habilitados após de 2 de julho de 2012:
Após realizar o treinamento, o candidato a Motonauta e/ou Arrais-Amador, poderá assistir aulas teóricas ou realizar estudo autônomo para o exame teórico a ser realizado em qualquer Capitania, suas Delegacias ou Agências.
Fonte: NORMAM-211/DPC e NORMAM-212/DPC - Com nossos comentários.A prova teórica escrita abordará os seguintes assuntos:
- Motonauta - Legislação Náutica (LESTA e RLESTA), RIPEAM (luzes de navegação, luzes especiais e regras de governo), Balizamento (IALA região “B”, sinais de perigo e sinais diversos), Primeiros Socorros e Noções de Sobrevivência do Mar.
- Arrais-Amador - Legislação Náutica (LESTA e RLESTA), RIPEAM (Luzes de navegação, luzes especiais e regras de governo), Balizamento (IALA região “B”, sinais de perigo e sinais diversos), Manobra de Embarcação, Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Noções de Sobrevivência do Mar, rios lagos e lagoas, Noções de Comunicações na Navegação Interior.
Atenção:
Em Natal/RN e região, oferecemos o curso completo, constituído de treinamento
prático e aulas teóricas, formalização da inscrição do aluno para exame de habilitação de Amador na Capitania dos Portos, até a entrega da Habilitação aos alunos aprovados.